Vale a pena ler!

Este espaço é para você ler coisas interessantes sobre patologias, tratamentos e doenças da coluna. Colocaremos sempre assuntos de interesse no blog, mas às vezes alguns conteúdos são tão importantes que merecem um espaço fixo para você poder ficar à vontade lendo e curtindo. 

Existem diversos assuntos que acabam se tornando polêmicos quando o assunto é a coluna vertebral. O Dr. Sergio Zylberstejn, especialista na cidade de Porto Alegre, escreveu para o site ABC da Saúde um conteúdo super interessante que merece ser compartilhado. Então, boa leitura! 


Mitos e Verdades sobre a Coluna Vertebral
Dr. Sergio Zylberstejn
ABC da Saúde | www.abcdasaude.com.br

Quais são os motivos para consultar um médico especializado em Coluna Vertebral?

A primeira consulta com o ortopedista especializado em coluna vertebral pode ser devido a duas situações:

1º - POR UMA DEFORMIDADE

A deformidade pode ser observada pelo próprio paciente ou por um familiar que identifica alteração no nível dos ombros, da bacia ou da própria coluna. Em alguns casos ao vestir uma roupa nota-se que ela não fica com bom caimento. Em geral as deformidades podem ser posturais ou decorrentes de alguma alteração na coluna mesmo.

2º - PELA PRESENÇA DE DOR

No caso da dor ela é um sinal de que algo não esta bem com o nosso organismo. Pode ser por algum esforço físico (por exemplo, uma entorse da coluna), por lesão do disco intervertebral (hérnia de disco) ou até mesmo como manifestação de alguma doença sistêmica que pode comprometer a coluna vertebral (por exemplo, artrite reumatóide).

Outros tópicos relacionados

1. RIGIDEZ NO PESCOÇO, E ESTALAR COM O MOVIMENTO DA CABEÇA, PARA DIREITA E PARA ESQUERDA, FORTES ZUMBIDOS NOS OUVIDOS


Os sintomas de estalidos no pescoço acompanhados de zumbidos nos ouvidos são freqüentes nos pacientes que apresentam alterações osteoarticulares na coluna cervical. Eles podem estar ou não acompanhados de manifestações degenerativas na coluna. A rigidez do pescoço é provocada pelas manifestações de desgaste da cartilagem articular. Esses sintomas aparecem tanto em pessoas jovens como em idosos. Quando os sintomas aparecem aos 20 anos de idade as alterações ósseas nem sempre serão visíveis no exame radiográfico da coluna cervical. Em relação aos zumbidos podem estar relacionados com alterações circulatórias do ouvido. Um dos quadros clínicos mais freqüentes é a síndrome “cervicocefálica”. Em razão dos sintomas múltiplos o tratamento será com a atuação de vários profissionais da saúde entre eles os ortopedistas, otorrinolaringologistas, neurologistas e oftalmologistas.

2. POR QUÊ ACONTECE A RUPTURA DOS DISCOS INTERVERTEBRAIS?


Os discos intervertebrais são estruturas que se encontram localizada entre as vértebras. O disco é formado por um anel fibrocartilaginoso, uma estrutura gelatinosa que recebe o nome de núcleo polposo e muita água. A função do disco intervertebral é a de absorver e diminuir os impactos sobre as colunas vertebrais, provenientes das atividades físicas da vida diária. O anel fibroso normalmente mantém-se intacto nos esforços a que a coluna é submetida. Entretanto, o disco pode em determinadas situações sofrer um traumatismo ou mesmo um envelhecimento podendo ocorrer uma ruptura do anel fibroso e o núcleo polposo extravasar de seu local original, instalando-se o quadro de dor nas costas.

3. QUAL A POSIÇÃO CORRETA DE EQUILÍBRIO DA COLUNA?

A posição correta de equilíbrio da coluna é a que predispõe nosso corpo a uma distribuição normal das pressões e que facilita a nossa movimentação.

Ao olharmos uma pessoa com uma postura correta ela deverá quando vista de frente estar com os ombros e a bacia nivelados com o chão, correspondendo à coluna a forma de um eixo retilíneo. Ao examinarmos uma pessoa de lado (perfil) ela apresentará curvaturas ditas fisiológicas (normais) que garantem a boa distribuição de pressão através dos discos intervertebrais. No perfil temos uma lordose cervical (convexidade posterior do pescoço), cifose dorsal (convexidade anterior do dorso), lordose lombar (convexidade anterior da região lombar), e uma cifose sacrococcígea (convexidade anterior da região do sacro e coccis). Quando ocorrer uma alteração na posição da coluna deveremos consultar um especialista para uma orientação mais especifica em relação à coluna vertebral

O link com o artigo completo está aqui: 


Equipe Dr. Ernani Abreu / CRM 10533
Ortopedista e Traumatologista
Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral 
Presidente do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna

Um comentário:

  1. Excelente médico, fiz minha cirurgia da cervical em 2006, 3 pinos e dois espassadores, lembro que fiz em uma terça-feira pela manhã, a noite já estava caminhando, na quinta me deram alta, no sábado já esta dirigindo meu carro, hoje ando diariamente de moto. obrigado amigo, pena que é colorado, hehehe, abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...