segunda-feira, 7 de março de 2016

Você sente dores na região lombar?

Conheça exercícios simples que ajudam a aliviar os sintomas na coluna e podem ser feitos


Foto por: Andra Lemonie


Quando temos um diagnóstico de Lombalgia, significa dizer que ocorre uma alteração musculoesquelética na região lombar que pode ou não estar associada a alguma lesão mais séria. Estima-se que entre 70 e 80% da população mundial a desenvolve em alguma etapa da vida, mas a maioria dos episódios não são incapacitantes.

Consequência

De acordo com a fisioterapeuta Carolina Orsi Vieira, uma grande parcela da população nos dias de hoje, convive com dor lombar, resultado de má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos entre outros fatores associados incluindo, a execução errada de exercícios. Geralmente o encurtamento dos músculos paravertebrais da coluna, associado com a fraqueza da musculatura abdominal, podem gerar sobrecarga e dor na região lombar.

Exercícios

Carolina selecionou alguns exercícios de fácil execução que podem ser realizados em casa e ajudam a aliviar possíveis tensões na coluna lombar. “Os exercícios devem ser realizados preferencialmente de manhã, logo ao acordar, em um colchonete para proteger a coluna”, aconselha a fisioterapeuta.

Exercício 1:




Deite-se de barriga para cima, joelhos flexionados e ombros relaxados. Coloque as mãos ao redor das pernas e puxe-as em direção ao peito. Manter a postura durante 30 segundos.

Exercício 2:



Deite-se de barriga para cima, joelhos flexionados e ombros relaxados. Cruze a perna esquerda sobre a coxa da perna direita (como se fizesse um 4). Coloque as mãos ao redor da coxa direita e, soltando o ar, puxe a perna em direção ao peito. Mantenha por 30 segundos e faça com a outra perna.

Exercício 3:




Deite-se de barriga para cima, joelhos flexionados e ombros relaxados. Coloque as mãos sobre as costelas e lentamente solte as pernas de um lado para o outro. Repita por 10 vezes de cada lado.

Exercício 4:





Em quatro apoios, inspire em posição neutra e na expiração arredonde a coluna para o teto, como se fosse “um gato arrepiando”, olhando para baixo. Inspire, e na expiração empine o quadril olhando para frente. Repita por 10 vezes.

Ideal
Vale lembrar que esses exercícios atuam de forma paliativa, ajudando a aliviar os sintomas agudos, porém não tratam a causa das dores na coluna. “O ideal é que a pessoa com lombalgia faça uma atividade física regular, onde possa trabalhar alongamentos de toda a cadeia posterior e do músculo piriforme, além de mobilizar todas as vértebras da coluna e fortalecer o abdômen e os músculos paravertebrais”,

Dica: Carolina aconselha que quem possui esse tipo de dor, faça pilates. “O pilates além de trabalhar alongamentos, correção postural, exercícios de mobilização e estabilização da coluna, ainda fortalece e modela o corpo de forma global. Em uma sessão é possível perder até 300 calorias”, convida.


Fonte: http://www.jcorreiodopovo.com.br/exibenoticia.php?id=voce-sente-dores-na-regiao-lombar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...