
Vitamina D3 e D2
Dois tipos de vitamina são encontradas no organismo. A vitamina D3 (colecalciferol) é a principal forma da vitamina D encontrada no corpo humano. Ela representa de 80% a 90% dos aportes de vitamina D. A outra substância é a vitamina D2, mais rara e denominada cientificamente de ergocalciferol.
Importância da vitamina D
A vitamina D possui função essencial sobre o metabolismo ósseo. Ela favorece a absorção intestinal de cálcio e fósforo. Por sua ação, ela participa da consolidação óssea, mineralização dos dentes e reforço muscular. A vitamina D também possui papel importante no tratamento e prevenção da osteoporose. Segundos estudos recentes, a vitamina D está relacionada à prevenção do câncer de mama e colorretal.
Fontes de vitamina D
A vitamina D é sintetizada pelas células epidérmicas da pele sob ação dos raios ultravioletas do sol. A exposição ao sol é, por isso, a principal fonte de vitamina D. No entanto, a alimentação também garante o aporte de vitamina D, principalmente por meio da gema do ovo, peixes comosalmão e atum, carnes vermelhas, cogumelos e alguns tipos de queijos. Além disso, é possível encontrar a vitamina D em forma de comprimidos para suplementação, principalmente de crianças e idosos com carência da vitamina.
Dosagem sanguínea da vitamina D
Uma dosagem sanguínea da vitamina D pode ser indicada para grávidas, idosos e outros pacientes com sintomas de carência da vitamina D, principalmente fraqueza muscular e óssea, para analisar se o cálcio está sendo bem assimilado pelo organismo. Os valores normais da taxa sanguínea de vitamina D são superiores a 30 nanogramas por mililitro de sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário