quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Desabafo

Hoje quis escrever sobre a importância do hobby em nossas vidas. Mas confesso que, com as coisas que ocorreram comigo nos últimos dois dias, fica difícil escrever sobre coisas leves e boas. Meu sentimento agora é de tristeza. Me questiono: o mundo evoluiu, mas as pessoas continuam tão ruins, invejosas e maldosas quanto a centenas, milhares de anos atrás. Ao estudar História, comprovamos isto. Só mudam os tempos, as maneiras, as tecnologias.

Como escrevi em meu blog há alguns meses, fui convocado na CPI da Máfia das Órteses e  Próteses da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul — na condição de testemunha — para ajudar a esclarecer o caso de dois pacientes. Ambos haviam sido operados antes por colegas de profissão, e tinham piorado; me procuraram na tentativa de minimizar seus sofrimentos. 
Tive participação no processo contra a firma Equimed, que foi acusada de produzir implantes de má qualidade. Com o caso encerrado, e comprovado que fui funcionário da empresa entre 1999 a 2001, fui inteiramente inocentado de qualquer responsabilidade. Existe um blog escrito por funcionários da Assembleia, que vive para alimentar mentiras e ódio. Este blog já havia me citado como ex-dono daquela empresa. Sabedor de que poderiam trazer este assunto, para mim extremamente desagradável e que nada tem haver com a CPI, entrei com um habeas corpus para responder somente o que fosse de meu interesse. Meu pedido foi julgado como pertinente. Que fique claro: este é um direito constitucional para qualquer cidadão brasileiro.

Apresentei-me à CPI no horário solicitado, e ao invés de ficar em silêncio, direito por mim conquistado, respondi a todas as perguntas pertinentes aos pacientes. Nas provocações a respeito da Equimed, me mantive calado.

A CPI foi aberta para investigar liminares na justiça por superfaturamento nos implantes, contra os convênios governamentais. Em 34 anos atendendo e operando pelo Ipergs, não tenho um único paciente que eu tenha permitido entrar com liminar. Resolvi os problemas do Ipergs e outros convênios com o que os planos contemplam seus pacientes. São mais de trinta anos de cirurgia de coluna, somando mais de 10 mil cirurgias e procedimentos. Tive 2 processos de pacientes contra mim em minha vida toda, e em ambos provei nao ser culpado quanto ao resultado insatisfatório. Nos pacientes de convênios particulares, neste 34 anos permiti que 3 pacientes entrassem com liminares, pois seus convênios se negavam a dar as cirurgias. Achei injusto da parte dos planos de saúde. Todos usaram implantes das tabelas deles, e meus honorários foram pagos pelo próprio plano de saúde.

Pois quando saio da CPI, feliz por ter realizado um dever cívico, onde fui o mais correto possível, recebo uma ligação telefônica: havia saído naquele momento, no jornal das 19h da RBS, reportagem onde uma repórter mal informada, e instigada por duas pessoas do referido blog, me colocavam como acusado; participante do esquema; parte da equipe do médico mais acusado e investigado pela CPI; e ex-sócio da empresa Equimed. São todas inverdades. Repetem esta matéria, com pequena modificação, no jornal das 6h da manhã seguinte. Como parece fácil denegrir a imagem de alguém que trabalha há 34 anos, operou uma enorme quantidade de pessoas, que no ano passado atendeu — só no consultório particular — por volta de 2500 consultas, e que ainda hoje, quase aos 60 anos, trabalha mais de 8 horas por dia.

Não é fácil para ninguém. A imagem, para alguém que trabalha sério, é fundamental. Apesar da situação de depressão geral, de pessimismo, de ódio, de insegurança, ainda tenho fé nas pessoas e no futuro. Sempre acho que o bem prevalece. Espero que todas estas pessoas do mal, que sobrevivem da mentira e do ódio, encontrem um dia uma luz, para poderem buscar a paz interior que certamente não possuem.

Desculpem este desabafo, mas vocês que seguem meu blog, e que de alguma maneira fazem parte de minha vida, precisavam saber a verdade. Abraço a todos. Ernani Vianna de Abreu


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...