terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sua coluna dói?


Chega de sentir dor na coluna,
viver com dor não é sintoma de felicidade! 



Diz-se que nenhum habitante do planeta morrerá sem ter tido pelo menos uma crise de dor em sua coluna. 

O que está acontecendo? É a doença do século? 

Hoje tem sido cada vez mais valorizado a saúde, o bem estar. A população aumentou de maneira importante a expectativa de anos de vida. O progresso nos trouxe muito conforto, facilidades, mas por outro lado nos levou ao sedentarismo. A alimentação incorreta, stress, sedentarismo tem nos levado cada vez mais à fragilidade de nosso organismo, de nossa musculatura, de nosso sistema músculo esquelético, fazendo com que atitudes diárias de trabalho, de esporte, que antes não nos afetavam, hoje nos causem estragos algumas vezes graves. 

Temos uma mentalidade, devido as dificuldades da vida moderna, nunca preventiva, sempre curativa. É cultural. 

Tem sido alardeado cada vez mais , pelos mais diversos veículos de comunicação , a importância dos cuidados diários com saúde, da prevenção, para que tenhamos qualidade de vida. Esta é a palavra chave hoje, qualidade de vida. Não importa a idade, se na terceira ou já na tão falada quarta idade. 

Temos que nos conscientizar que da mesma forma que comemos, dormimos, trabalhamos, devemos achar um tempo para nos dedicarmos a atividade física, grande responsável pela saúde. Podemos prevenir osteoporose, problemas cardíacos, colesterol alto, diabete, câncer de colo de útero e mama, retardar processos degenerativos em nosso corpo, e muito mais, simplesmente com exercícios lentos, graduais e progressivos, fáceis de serem executados, desde que corretamente orientados. 

A patologia cirúrgica da coluna mais freqüente , é sem dúvida a hérnia discal lombar, popularmente conhecida como do nervo ciático. Hoje 80% dos pacientes com esta patologia podem regredir seu quadro doloroso com tratamento não cirúrgico, através de tratamento medicamentoso, fisioterápico e orientações posturais. Os outros 20% que realmente necessitam de cirurgia para o regresso a sua atividade habitual contam em nosso meio com as técnicas cirúrgicas mais modernas existentes no mundo, técnicas estas minimamente invasivas, sem anestesia geral, e com retorno a sua atividade agilizada. 

As patologias da Coluna Vertebral afetam qualquer idade, desde crianças até os idosos. Sempre lembrar que nosso organismo não fala, mas pode expressar-se, e a forma como isto ocorre, é através da dor. Dor = alarme. Não espere pelo milagre da cura expontânea, procure orientação de seu médico, para o que quer que tenha ocorrido em seu organismo, cure sem seqüelas. Quase tudo pode ser resolvido de maneira simples, desde que no tempo certo.




Equipe Dr. Ernani Abreu / CRM 10533
Ortopedista e Traumatologista
Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral 
Presidente do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...