sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Seu filho tem escoliose e precisa realizar uma cirurgia. E agora?

Como cirurgião de coluna há 35 anos, acompanhando a evolução desta área da medicina, a primeira coisa que digo aos pais e a criança ou adolescente é: fiquem calmos, não é o fim do mundo! 

Ainda existem muitos tabus e temores a respeito das cirurgias da coluna, dos pinos, da lesão neurológica. Vamos então esclarecer os fatos aos queridos pais e pacientes que necessitam da cirurgia.
 
Pessoalmente, acredito que o primeiro passo importante é escolher um bom profissional; com experiência, boa índole, recomendado por outro médico ou paciente. A relação entre  paciente, familiares e o médico será longa. É preciso empatia e muita confiança. Consultem mais de um e escolham com tranquilidade. Costumo dizer que será um namoro, depois um noivado, e então um casamento com o profissional escolhido.
Houve uma grande evolução dos procedimentos cirúrgicos. Desde a evolução da anestesia até os implantes, incluindo a segurança trans-operatória e a evolução pós operatória.
Fiquem absolutamente tranquilos com o que terá de vir. Estes dias passarão e a vida continuará, com todos os benefícios de uma boa cirurgia. Fica tão estreita a relação do médico com seus pacientes, que hoje já trato os filhos de meus pacientes que fizeram cirurgia de escoliose.
Lembrem-se, escoliose não é doença, é deformidade. Um coqueiro pode ser lindo, florido e saudável, apesar de estar inclinado. Nossa missão é simplesmente realinhar este coqueiro. Ele continuará sendo lindo e saudável!
 
 Autor Dr. Ernani Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...