terça-feira, 4 de abril de 2017

Como prevenir problemas de coluna em crianças

Os problemas de coluna acompanham grande parte da população e muitos são causados por maus hábitos desde a infância. Porém, não precisa se tornar adulto para sofrer com as dores nas costas, as crianças apresentam cada vez mais esse problema, que na maioria dos casos está ligado ao tempo na frente de smartphones, tablets, computadores, o uso de mochilas pesadas e até o calçado infantil inadequado.
Os pais precisam estar atentos aos sinais no dia a dia. Crianças com dores nas costas não é normal, portanto é preciso identificar imediatamente a causa do problema. A postura é uma das causas mais comuns para as dores nas costas, portanto é preciso corrigir em casa a forma de sentar para que na escola os pequenos tenham a postura correta de forma natural.
As horas livres deveriam ser para se movimentar, ou seja, praticar alguma atividade física. Porém, as crianças passam cada vez mais tempo nos tablets e smartphones, além de videogames que nada ajudam na movimentação do corpo. O ideal é que a criança se mova pelo menos uma hora por dia. Isso inclui alongamentos ou algum tipo de esporte.
Praticar uma atividade física também ajuda a prevenir a obesidade, que além de prejudicar a coluna pode ocasionar outros problemas de saúde. A obesidade infantil precisa ser tratada com seriedade para que a criança não desenvolva outros tipos de doenças crônicas que acompanharão toda a vida adulta. Por isso que uma alimentação adequada é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança.
Outro cuidado com os pequenos, principalmente neste período de volta às aulas, é o sobrepeso nas mochilas. Durante a vida estudantil é natural o uso de cadernos e livros, porém o peso da mochila não pode passar de 10% do peso da criança. os pais precisam alinhar com a escola o que realmente é necessário levar a cada dia.
Além dos problemas citados acima, outro fator que pode prejudicar não apenas a coluna dos pequenos, mas o desenvolvimentos dos pés e pernas é o calçado infantil inadequado. Até os 12 anos a criança está desenvolvendo toda musculatura e cartilagem e o tênis infantil deve ser confortável e permitir a transpiração correta dos pés. O ideal é dar preferência aos tênis infantis com palmilhas anatômicas, pois elas se ajustam automaticamente sem interferir na pisada do pequeno Atenção para o salto alto em crianças jamais deve ultrapassar os dois centímetros.
Dessa forma, com a correção de alguns hábitos é possível prevenir os problemas de coluna em crianças, mas a partir de uma queixa é importante consultar um médico para que um diagnóstico mais preciso seja feito. Apenas um profissional será capaz de orientar o melhor tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...