terça-feira, 23 de agosto de 2016

Veja cinco situações que podem causar dor de cabeça

A cefaleia primária ocorre quando a dor tem sua origem no sistema nervoso central. Já a secundária é resultado de alguma doença


Automedicação não é recomendada

Nem sempre analgésicos resolvem o problema da dor de cabeça e, muitas vezes, eles sequer são indicados para tratar esse tipo de mal. O médico Marcus Vinícius Gimenes, CEO do startup Consulta do Bem, explica: “Hábitos saudáveis podem diminuir a frequência da dor de cabeça, mas, para um diagnóstico preciso, nada melhor do que procurar ajuda médica”. E recomenda: “É importante frisar que automedicação também não é recomendada nesses casos”.

Qualquer dor na região da cabeça, com surgimento gradual ou súbito, com duração de alguns minutos ou dias, pode ser considerada dor de cabeça. Essa dor é conhecida tecnicamente como cefaleia primária e cefaleia secundária. A primária ocorre quando a dor tem sua origem no sistema nervoso central. Já a cefaleia secundária é resultado de alguma doença, como gripe, desidratação, sinusite aguda, uso excessivo de remédios, otite, meningite e, raramente, tumor cerebral.Algumas condições por trás da dor de cabeça são:


» Estresse e ansiedade: O estresse libera doses de hormônios como cortisol e adrenalina, que aumentam a frequência cardíaca. Os vasos que irrigam a cabeça sofrem pressão, ocasionando a dor.

» Má alimentação: Os alimentos não causam a dor de cabeça, o que ocasiona é a inadequação das refeições. Períodos longos sem comer ou excesso de alimentação gordurosa, por exemplo. Isso porque os alimentos agem diretamente no organismo, desencadeando o problema.

» Altas temperaturas: Fatores ambientais como calor, umidade do ar, poluição e pressão podem influenciar no aparecimento da dor. O calor, por exemplo, estimula a desidratação, desequilibrando a célula responsável pela entrada e saída do sódio e potássio, causando a dor de cabeça.

» Má postura: A postura incorreta ocasiona uma dor que também é conhecida como cefaleia tensional. Ocorre que os nervos da coluna se comprimem com a posição errada e a dor é transmitida para a cabeça. Existem também as dores crônicas, onde a causa pode ser osteoporose, hérnia de disco etc.

» Problemas oculares: Algumas dores de cabeça costumam afetar também a região dos olhos. As principais causas são problemas de visão, como a hipermetropia e astigmatismo não corrigidos com óculos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...