terça-feira, 22 de setembro de 2015

Corrida saudável e sem lesões


Eleita como o oitavo esporte mais saudável, segundo a revista Forbes, a corrida traz inúmeros benefícios para o corpo e mente se for realizada de maneira correta. Por outro lado, a aparente facilidade da prática e os treinamentos sem orientação adequada têm transformado o exercício num forte aliado ao aparecimento de lombalgias (dor na região lombar da coluna), hérnias de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral), tendinites de calcâneo (inflamação do Tendão de Aquiles), tendinites de joelho, tendinites do trato iliotibial (localizada na parte lateral da perna), fasceíte plantar (inflamação do tecido denso na sola do pé) e lesões musculares, especialmente entre iniciantes.
Segundo Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC), o treino bem sucedido requer etapas gradativas. “Em primeiro lugar o fumante, o sedentário ou o obeso precisam estar preparados para correr. Eles devem começar com um trabalho aeróbico e de fortalecimento em uma academia, onde farão caminhadas, trotes, para só então evoluir para corridas na esteira e competições. Tudo isso sempre com o acompanhamento profissional e o uso de roupas adequadas.”, comenta. “O tênis é um acessório fundamental, mas é preciso ter cuidado na hora de escolher, pois a opção está diretamente ligada ao tipo de pé e a pisada que o atleta apresenta e quem os determina é um fisioterapeuta especializado neste tipo de avaliação. Na dúvida, opte por um tênis de pisada neutra”, sugere Giuliano.
Espinha ereta e corrida tranquila
A coluna é uma região onde as lesões são comuns entre corredores amadores, sejam iniciantes ou não. Para o fisioterapeuta Carlos Eduardo Junqueira “em nosso dia a dia negligenciamos nossa postura sem perceber e, assim, colaboramos de forma negativa para a nossa saúde, com dores localizadas ou irradiadas, desvios posturais e traumas psicológicos e estéticos”. Ele alerta que para se tentar corrigir ou amenizar as dores e a má postura, o RPG (Reeducação da Postura Global ) é uma técnica eficaz, pois permite um reequilíbrio da musculatura global através de manobras específicas e alongamentos musculares.
“O RPG devolve e promove ao paciente uma melhor qualidade de vida. A coluna vertebral é exigida em quase todos os movimentos de nosso corpo e ainda funciona como um duto de feixes nervosos, ligando diversos órgãos e outras partes do corpo ao cérebro. Cuidar da postura, inclusive durante a corrida, é essencial para se manter saudável, sem desvios na coluna e, consequentemente, sem lesões”, avalia Carlos Eduardo Junqueira, que é diretor na Clínica Lituânia.
Confira algumas recomendações do fisioterapeuta Carlos Eduardo Junqueira para evitar problemas posturais:
Durante caminhadas e corridas: na hora de realizar caminhadas e corridas é essencial manter as costas retas, o abdome contraído, a cabeça erguida com olhar fixo para frente. O calçado deve ser adequado para praticar esportes, ao seu tipo de pé e pisada.
Sentado por um longo período, como, por exemplo, no trabalho, escola ou faculdade: mantenha as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés devem ficar apoiados no chão, a cabeça erguida e com olhar fixo para frente. Os ombros devem ficar relaxados e os joelhos devem ficar em ângulo de 90 graus em relação aos quadris.
Em pé: o peso do corpo deve ser distribuído entre ambas às pernas. Os pés devem ficar apoiados no chão e voltados para frente. A cervical deve estar alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Caso permaneça um longo período na mesma posição, repouse alternadamente um dos pés sobre um objeto.
Bolsas e mochilas: evite sobrecarregar um lado só do corpo com o peso de mochilas e bolsas. As alças da mochila devem ser ajustadas nos dois ombros. Já as bolsas e sacolas devem ter o peso dividido nas duas mãos.
No trânsito: o motorista que passa horas no congestionamento ou vai pegar estrada por um longo período, deve manter as costas reta e apoiada no encosto do banco, com uma angulação de 75 graus e as pernas semi-flexionadas.
Na hora de dormir: evite dormir de bruços, pois força a coluna e dificulta a respiração. A melhor postura é deitar-se de lado, com um travesseiro entre a cabeça e o ombro formando um ângulo de 90 graus entre eles, e outro entre as pernas, formando um ângulo de 75 graus.
Dores: dores nas costas, ombros, pescoço, cabeça e irradiações para os membros indicam que seu problema postural atingiu um nível de atenção grave, pois sua musculatura está enfraquecida e cedendo a má postura. Procure um profissional especializado e realize uma avaliação para que possa ser traçado um tratamento específico desses sintomas.
Fonte: Jornal Corrida/ Parceria WSPORTS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...