quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Artrodese cervical anterior


O que é? 

ARTRODESE = UNIR VÉRTEBRAS (ELIMINAR ARTICULAÇÕES)CERVICAL = PESCOÇOANTERIOR = PELA FRENTE 

É uma cirurgia realizada na parte mais alta da coluna, para aliviar a compressão de raízes nervosas ou da medula e para fixar a coluna cervical.

O que é feito? 

Quando um disco da coluna cervical rompe, ele pode pressionar as raízes nervosas ou a medula, causando dor e outros sintomas no pescoço, braços e, até mesmo, fraqueza nas pernas.
Nesta cirurgia, a coluna é abordada por um pequeno corte na frente do pescoço, permitindo que se retire os discos doentes e fixe as vértebras, plástico e enxerto de osso.
Por serem feitos de materiais biocompatíveis, esses implantes não serão rejeitados pelo corpo. Dependendo de cada caso, o enxerto de osso pode ser artificial ou feito com osso do próprio paciente. 

O que acontece depois? 

Para uma recuperação bem sucedida, é preciso encarar a cirurgia e o período de recuperação com confiança, um bom entendimento do processo e uma boa relação com a equipe que está lhe tratando.
O cirurgião tem o treinamento e a experiência necessários para corrigir problemas físicos através da operação. O corpo é capaz de cicatrizar os músculos, nervos e ossos. No entanto, a recuperação não é um processo puramente físico, uma boa recuperação também depende de uma atitude positiva do paciente, que deve traçar pequenos objetivos de melhora e trabalhar para alcançá-los.

COMO É A CIRURGIA


Anestesia:
Este tipo de cirurgia só pode ser realizado sob anestesia geral.
Incisão:
A cirurgia é realizada com o paciente deitado de costas. Uma pequena incisão, na maioria dos casos com aproximadamente 3 a 4cm, é feita na parte anterior do pescoço.

Exposição e remoção do disco cervical:

Depois da incisão, um afastador põe de lado os músculos e estruturas do pescoço, deixando o disco exposto. O disco é totalmente retirado com pinças, até que as raízes nervosas e a medula estejam completamente liberadas.

Colocação do implante:

O implante é encaixado no espaço onde estava o disco. O enxerto de osso colocado no implante, seja retirado do paciente ou artificial, começará a promover uma fixação biológica entre essas vértebras. Em seguida, uma placa para estabilização é presa com parafusos nas vértebras vizinhas.

Fechamento da incisão:

A operação é completa com o fechamento da incisão com pontos intradérmicos (por dentro da pele, como nas cirurgias plásticas). Na maioria das vezes é utilizado um fio que é absorvido pela pele, não necessitando retirada de pontos.

RECUPERAÇÃO NO HOSPITAL:


Dor e dormência:

Essa cirurgia não costuma provocar muita dor. É muito comum sentir alguma dor ou desconforto para engolir e uma certa dor muscular na região dos ombros. Geralmente estes sintomas melhoram nos dias seguintes à cirurgia.
Quando presentes, os formigamentos dos braços ou a dificuldade de caminhar não costumam desaparecer em seguida da cirurgia, de forma que sua presença não significa que o procedimento foi mal sucedido ou que a recuperação será ruim. Elas devem diminuir lentamente, enquanto os nervos cicatrizam. De qualquer forma, descreva o sintoma para seu médico.

Atividade física:

Você pode mover-se na cama e posicionar-se como achar confortável assim que estiver recuperado da anestesia. A caminhada pode iniciar em seguida, e a maneira mais fácil de sair da cama é levantar a cabeça o quanto conseguir, e então colocar as pernas no chão. Peça ajuda da enfermagem.
Geralmente os colares cervicais não são mais utilizados.
Você pode ficar independente para a maioria das atividades, devendo apenas evitar esforços e movimentos que forcem o pescoço.

Higiene:

Geralmente você pode tomar um banho no dia seguinte à cirurgia. Isto fará você sentir se melhor e pode ser feito com o curativo no local para proteger a incisão. A enfermeira trocará o curativo depois.

Nutrição:

Como é comum haver dor para engolir nos primeiros dias, começa- se a dieta com alimentos líquidos e pastosos. A alimentação normal retorna aos poucos, à medida que o desconforto para engolir vai melhorando.
Dificuldade de funcionamento do intestino pode ser tratada com laxativos e dieta rica em fibras.

Alterações emocionais:

É comum sentir-se desencorajado e cansado por vários dias depois da cirurgia. Este sentimento pode ser uma reação natural do seu corpo, mas pode também ser um sinal de depressão. Você não pode permitir que isso fique no caminho da sua recuperação. Uma atitude positiva é essencial para seu retorno às atividades normais.

Alta do Hospital:

A permanência hospitalar para artrodese cervical anterior costuma ser de 2 dias, mas isto pode variar conforme seus progressos e de acordo com as condições de conforto e auxílio disponíveis em sua casa.

RECUPERAÇÃO EM CASA

Atividade física:

As limitações são esforço físico, carregar pesos e fazer movimentos forçados com o pescoço.
A maioria das atividades do dia a dia pode ser realizada sem problemas.
Aprenda a ‘escutar’ seu corpo, desconforto é normal enquanto você retorna às atividades, mas dor é um sinal para ir mais devagar.
Relações sexuais podem ser reiniciadas durante a recuperação, mas posições que forcem o pescoço ou causem dor devem ser evitadas.

Trabalho:

Seu médico o ajudará a determinar quando você poderá retornar ao trabalho e quais serão suas limitações. Se uma licença for necessária, você receberá a documentação no pós-operatório.

Dirigir:

Você só poderá dirigir quando tiver recuperado toda a coordenação e estiver com dor mínima.
Não tente dirigir depois de utilizar medicação para dor, pois ela pode reduzir seus reflexos.

Medicação:

Você sentirá menos necessidade de medicação para dor à medida que for se recuperando. Inicialmente pode ser feito um aumento do intervalo entre as doses, e depois a redução de cada dose. Um certo grau de desconforto e dor no pescoço e braços é esperado até que a inflamação e sensibilidade do nervo tenham passado. Calor, exercícios, massagem, e períodos curtos de repouso também diminuem a dor.

Curativos:
Os curativos são simples, e podem ser feitos por qualquer familiar. Basta limpar a incisão com sôro e cobrir com gaze ou fita adequada. Se você reparar vermelhidão, inchaço, ou qualquer secreção na incisão, avise seu médico. Evite expor a incisão ao sol, pois isso pode piorar a cicatriz.




Higiene:
Exceto se for instruído ao contrário, você pode tomar banho normalmente. Deixe a água cair na incisão, mas não escove ou esfregue. Use sabões neutros ou medicinais. Seque com cuidado.

Nutrição:
Uma dieta bem balanceada é necessária para uma boa s vise cicatrização. Inclua alimentos de cada grupo básico (vegetais, frutas, etc.), mas coma bastante proteína. Como você vai estar menos ativo durante a recuperação, evite alimentos pesados e aqueles com muitas calorias mas, poucos nutrientes, você corre o risco de engordar.

OS RISCOS

Embora todas as precauções sejam tomadas para evitar complicações, não existe nenhum procedimento médico 100% livre de riscos, sendo que a maioria desses riscos fazem parte do procedimento, não estando relacionados condutas erradas do cirurgião.
Entre os riscos mais comuns das cirurgias em geral estão as infecções, o sangramento excessivo (hemorragia) e as reações à anestesia.
Outros possíveis riscos, específicos da artrodese cervical anterior são lesão do nervo laríngico recurrente, causando rouquidão que pode ou não ser passageira, e lesão de raízes nervosas ou da medula, podendo provocar tipos e graus variáveis de problemas de motricidade ou sensibilidade.
A experiência clínica e o planejamento cirúrgico fazem com que os riscos sejam limitados e as complicações pouco frequentes. Além disso, a maioria das complicações é tratável.
Entretanto, como os riscos podem variar muito de caso a caso e de paciente para paciente, você deve sentir-se à vontade para discutir com seu médico a questão dos riscos específicos do seu caso. Isso apenas aumenta a segurança e a confiança.

CICATRIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO:

Cicatrização é o processo natural do corpo para restaurar os tecidos danificados para um estado normal ou próximo do normal. Embora a cicatrização possa ser melhorada por uma boa saúde geral, nutrição adequada, repouso, e boa forma física, ela ocorrerá sem você ter de trabalhar por ela. Nas cirurgias de artrodese, a cicatrização é considerada definitiva no momento em que o enxerto de osso une completamente as vértebras. Esse processo costuma durar de 3 a 6 meses.

Recuperação é um processo mais abrangente, durante o qual você o trabalha para ficar bem. A recuperação não depende apenas da cicatrização dos tecidos, ela requer um esforço gradual e persistente para aumentar sua força física e diminuir suas dificuldades. Alguns pacientes tem uma cicatrização completa, mas nunca conseguem recuperar-se bem e permanecem com limitações definitivamente, mesmo sem haver problemas com a cirurgia. A boa recuperação exige de você um comprometimento com sua saúde, pensamento positivo e vontade de ficar bem. Você deve concentrar-se nas coisas que estão melhorando, não nos sintomas que permanecem. Manter-se focalizado nos progressos realizados, junto com o esforço constante para melhorar, farão a atitude positiva que vai acelerar seu retorno à atividade diária normal.



21 comentários:

  1. Muito obrigado pelas informações! Infelizmente o meu médico não é de falar muito e me deixou cheio de dúvidas, que foram esclarecidas pelo senhor.

    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Como posso saber mais sobre problemas de motricidade ou sensibilidade após esse tipo de cirurgia?

    ResponderExcluir
  3. Apos quanto tempo posso fazer exercícios físicos que forçam o pescoço? Fiz cirurgia na c6 e c7, prótese e pino respectivamente.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas informações, irei realizar minha cirurgia dia 6/6/17 e agora fiquei melhor orientado.

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer cirurgia C5 C6, próxima segunda feira 29/05. Estou muito anciosa e sinceramente com medo. Mas com a graça de Deus vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Fiz artrodese cervical anterior de dois níveis, dia 28/7/17. Gostaria de saber quanto tempo posso voltar ao trabalho??

    ResponderExcluir
  7. Fiz no dia 17/08, C3 C4, c4 c5, c5 c6 e c6 c7. Estou super bem e não sinto nada de dor.

    ResponderExcluir
  8. Fiz a 3 meses da coluna cervical c4 c5, c5 c6,e c6 c7 e estou muito bem não sinto dor nenhuma.

    ResponderExcluir
  9. Fiz a cirurgia dia 14/08/2017, não sinto dor, porém sinto muita fraqueza nas pernas e ainda tenho dificuldade para andar minha perna esquerda ainda não responde os estímulos sendo muito difícil andar

    ResponderExcluir
  10. Desculpas a cirurgia foi na C3, C4,C5,C6...

    ResponderExcluir
  11. Há necessidade de CRI,depois da cirurgia?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite dr Ernani, fiz cirurgia em 2015 com outro médico, até hj sinto dores e algo estranho tem acontecido: qdo me espreguiço parece que aperta mh garganta chego a ficar alguns segundos sem conseguir respirar, tipo sufocada

    ResponderExcluir
  13. Gostei da explicação, só não cobsegui ver a explicação sobre a minha dormência no corpo todo após 11 neses de artrodese C3 a C7

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal coragem , estou operada há 11 dias quase não sinto dores estou me recuperando bem artrodese c4 à c7 rouca ainda um pouco, 3 dias de hospital deviam deixar agente mais dias pois em casa é difícil a compreensão...meu braço não dorme mais é nem aquela dor insuportável tenho mais ...

    ResponderExcluir
  15. ParabePa pelas explicações, fiz essa cirurgia a 40 dias devido a um acidente automobilístico

    ResponderExcluir
  16. Lendo o comentário acima confirmo tudo que a moca falou, 3 dias de hospital, nada mais de dor no ombro nem no braço a minha foi C6 c7

    ResponderExcluir
  17. Tenho 47 dias de operada na cervical e ainda sinto dores no pescoço e ombro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...