segunda-feira, 5 de março de 2012

Vamos aprender mais uma?

Bom dia a todos.

A volta ao trabalho, depois das férias e do Carnaval, é um momento em que todos paramos para planejar o ano e rever coisas que podemos melhorar, certo? Da prática de esportes, à alimentação e rotina de sono, por exemplo, é fundamental, que todos entendam o quanto os cuidados e as atitudes proativas de prevenção são importantes na nossa vida. E para ajudar vocês nisso, vamos compartilhar algumas dicas sobre a ingestão de frutas.

Preparados para aprender?

***

A fruta é um dos mais perfeitos alimentos, pois gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao corpo um grande retorno em termos de nutrientes. 


O único alimento que faz o nosso cérebro trabalhar (e nos ajudar a desenvolver todas as tarefas que a gente precisa em nossa rotina, por consequência) é a glicose. As frutas são compostas basicamente por frutose, que se transformam rapidamente em glicose e entregam energia rapidamente ao organismo. 

Também possuem bastante água em sua composição, de 90 a 95%, ou seja: além de alimentar o corpo, as frutas ajudam no processo de limpeza dele. 


E como comer adequadamente as frutas para conseguir retirar delas os nutrientes da melhor maneira possível? Como fazer com que a ingestão das frutas seja capaz de transformar efetivamente a frutose em energia? 

A melhor dica que podemos dar é comer as frutas sempre com o estômago vazio. Por quê? Porque os nutrientes delas são, normalmente, digeridos no intestino delgado. E se a gente enche o estômago e ingere uma fruta, ela fica, digamos assim, "presa"por ali até conseguir alcançar o intestino. Se elas ficam presas no estômago porque existem outros tipos de alimento por ali, elas começam a fermentar. 

***

Gostaram das dicas? Esperamos que sim. Estamos por aqui sempre que possível com dicas que visem melhorar a sua saúde de maneira geral, o que é o dever de todo o médico com a sociedade. 



Equipe Dr. Ernani Abreu / CRM 10533
Ortopedista e Traumatologista
Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral
Presidente do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...