terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Um pouco de conteúdo não médico... Para todos!

Boa tarde!

Hoje viemos reproduzir um assunto de grande interesse aqui: Medical Business. Sim, a expressão em inglês faz parecer um pouco mais complexo do que realmente é, mas isso na realidade se trata de lidar com a medicina como um negócio também. É claro que o foco do consultório médico sempre esteve, e sempre estará, na busca do atendimento aos pacientes, nas consultas, exames e diagnósticos. Mas não devemos esquecer que as clínicas também são empresas. E que devem, por sua vez, ter saúde para sobreviver, certo?

E pensando nessa iniciativa, duas empresas conhecidas no mercado de laboratórios médicos, uniram-se para criar e disponibilizar um material com dicas úteis para os médicos aprenderem a cuidar melhor do marketing e da propaganda na área médica. Postaremos aqui algumas dicas, e quem quiser compartilhar ou passar adiante, fique à vontade!

Vamos conferir?

A importância do networking

O homem é um ser interdependente, isto é, necessita relacionar-se com outras pessoas, seja para firmar laços familiares de amizade ou de negócios. Atualmente, o nome dado para isso é networking, termo técnico geralmente aplicado ao Marketing.

Palavra de origem inglesa, networking (net: rede; working: trabalhando) não significa meramente apresentar uma imagem amigável a outras pessoas do mesmo ramo de atuação. Mais do que isso, é gerar contatos para a troca de informações, agregar novas experiências e elevar o nível de satisfação pessoal e profissional. 

Essa rede é comparável a uma teia que cresce para todos os lados e em todos os níveis. Ela pode ser construída horizontalmente, de modo a fortalecer elos com contatos diretos, ou verticalmente, por mio da relação com profissionais em patamar superior, seja profissional, seja intelectual. Ainda verticalmente, inter-relacionar-se com profissionais, da área ou não, em nível inferior permitirá que, a qualquer instante, você conheça ou seja indicado a membros do nível superior. 

Para que a rede funcione efetivamente, é fundamental manter comunicação frequente com outros participantes, colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas e realizar indicações. Desse modo, você evita que contatos futuros sejam classificados como oportunistas, tornando-os bem-vindos e considerados uma forma de manter boas relações. 

Médicos que costumam ir a congressos e eventos devem ficar atentos a oportunidades de networking. Vale lembrar que colegas vão divulgar seu nome para outras pessoas, incluindo futuros pacientes. Mas não é só. Por meio dessa rede, é possível conhecer as melhores alternativas de negócios, os riscos de determinado investimento, receber convites para palestras, entre outras situações favoráveis para trabalhar a imagem de um profissional de Saúde.

Segundo o consultor e palestrante Max Gehringer, networking é uma espécie de "toma lá, dá cá"em que se ajuda alguém à espera do dia em que se possa pedir a retribuição da "gentileza". "Não tem nada a ver com amizade", avisa Gehringer, em artigo publicado na revista Você S.A., "Amigos não cobram favores, enquanto integrantes de uma rede de contatos dependem disso". 

***

O assunto é extenso e não termina por aqui. Vamos postando aqui para vocês aos poucos os assuntos relacionados a esse material, que está realmente muito interessante. E se vocês gostaram, comentem! 

O texto foi retirado do material informativo "Medical Business - Marketing e Propaganda na área médica", criado pela Pfizer e Wyeth e desenvolvido pela LatinMed Marketing e Editora Médica. 



Equipe Dr. Ernani Abreu / CRM 10533

Ortopedista e Traumatologista
Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral
Presidente do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna

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