quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Hérnia de disco e corrida

Ultimamente a corrida tem se disseminado como um dos esportes preferidos no Brasil e no mundo, isso por diversos motivos: o esporte é considerado “fácil”, onde qualquer pessoa consegue iniciar a corrida sem orientação profissional, além de ser ‘barata’ e o único equipamento realmente necessário ser um tênis propício para o esporte. A atividade pode ser praticada em todas as estações do ano e em lugares como estradas, ruas, avenidas, parques, campo, entre outros.
Porém, junto com a disseminação da modalidade esportiva muitas pessoas cometem erros e podem correr de forma incorreta ou não ter o preparo muscular ou cardiorrespiratório adequado para começar a pratica regular da corrida.
E a hérnia de disco, pode ser um problema para a corrida?
De uma forma geral sim, a hérnia de disco possui algumas características que podem ser agravadas pela corrida, por ser uma atividade de impacto para a coluna vertebral.
Primeiramente temos que separar as discopatias, ou lesões do disco, pois não é qualquer lesão do disco que é uma hérnia. Existem os discos desidratados, as protrusões, os abaulamentos e as hérnias discais. Nem todas as lesões apresentam restrições para a corrida, sendo muitas vezes o fortalecimento muscular justamente parte do tratamento, e a corrida é uma das formas de fortalecimento muscular.
As hérnias de disco propriamente ditas são roturas dos discos vertebrais, que são amortecedores entre os ossos da coluna, com extravazamento do seu conteúdo, que pode ou não causar alguma compressão nervosa, mas geralmente causando dor.
De uma forma geral podemos definir assim – se você está com dor devido a uma hérnia de disco, ou se apresentar dor na coluna ao correr, provavelmente esse não seja o melhor momento para praticar esse esporte! O impacto causado pela corrida, principalmente em atletas amadores pode agravar o quadro, piorando a dor e a doença, o que não é recomendado nessa fase.
Aqueles que têm hérnia discal, mas não apresentam dor no seu dia a dia e nem ao correr, podem praticar a atividade associada a um programa específico de fortalecimento muscular, que deve ser benéfica para a sua coluna com o intuito de fortalecer a musculatura eretora da coluna e auxiliar na estabilização da mesma.
Na dúvida a recomendação é procurar um médico especialista antes de começar as atividades, mas lembre-se que a prevenção é sempre a melhor opção.
Sobre o Dr. Bruno César Aprile
O Dr. Bruno César Aprile, diretor clínico da SO.U Ortopedia, é médico ortopedista com formação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialização em ‘Ortopedia e Traumatologia’ e Afecções da Coluna Vertebral  pelo “Pavilhão Fernandinho Simonsen”, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.  pela Santa Casa de São Paulo. O Dr. é especialista em cirurgia da coluna e em técnicas minimamente invasivas e em endoscopia da coluna.

Fonte: https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/destaque-carrossel/hernia-de-disco-e-corrida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...