segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A importância do alongamento

Hoje temos um texto super interessante da Clínica Funcional sobre alongamento. A nossa dica é: prepare um chá quentinho e sente para ler com carinho, pois são informações que valem a pena serem adquiridas. Boa leitura!

***

Frequentemente digo aos pacientes que o alongamento correto está para o músculo assim como a escova de dente está para o dente, ou seja, o alongamento justo é a higiene muscular diária. Acontece que a maioria das pessoas subestima a real importância de realizar a higiene muscular e acaba, por vezes, lesionando suas estruturas musculotendíneas ou criando alterações biomecânicas significativas pela falta de alongamento. Neste caso podemos fazer uma alusão a carie dentaria: depois que o desequilíbrio se instalou é preciso fazer um tratamento, porem no corpo o reparo não é simplesmente fazer uma obturação.


Ao fazermos um esforço muscular qualquer como caminhar, por exemplo, somos submetidos a um estresse biomecânico, por isso devemos alongar a musculatura envolvida. Se não realizarmos o alongamento correto acontece primeiramente no corpo um processo auto-regulador que Andrew Taylor Still, o criador da Osteopatia, chama de princípio de autocura. Esse mecanismo age sobre um músculo da mesma cadeia tensional, cedendo um pouco da sua elasticidade para o que foi submetido ao estresse até que ele relaxe e devolva a elasticidade emprestada. Por isso que muitas vezes mesmo sem alongar após uma caminhada longa ou um esporte ficamos bem. Mas quando este mecanismo falha, não tem o tempo necessário para agir ou se repete por muitas vezes, as tensões não se equilibram e os músculos mantêm adaptações aos novos comprimentos, tornando-se com o tempo, encurtados e fibrosados. A partir disso, alterações compensatórias se instalam e quanto maior forem estas maiores serão as reações tissulares associadas formando assim fenômenos lesivos e artrósicos.

O alongamento é muito importante quando bem realizado, por melhorar a perfusão sanguínea, permitir facilmente o transporte de oxigênio e nutrientes pelas artérias, retira os resíduos metabólicos produzidos pela atividade celular através das veias. Também induz maior consciência corporal, promove o relaxamento muscular, reduz o estresse mental e aumenta a mobilidade corporal entre outros ganhos à saúde. O alongamento não só trata como previne!

Texto escrito pela Fisioterapeuta Liliane Araújo.
Fonte: http://www.clinicafuncional.com.br/a-importancia-do-alongamento/ 


Equipe Dr. Ernani Abreu / CRM 10533
Ortopedista e Traumatologista
Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral
Presidente do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...