terça-feira, 8 de maio de 2012

Tontura x Vertigem

Você já sentiu alguma tontura? E uma vertigem? Existe diferença entre uma coisa e outra, você sabia? Colocamos aqui um pequeno resumo feito pelo Dr. Élio Rolim, que ele publicou em seu blog. Leia e entenda mais sobre isso.

Agradecemos o Dr. Élio por ter disponibilizado esse conteúdo para o blog.

***


Tonturas e Vertigem

O que é Tontura?
Sensação de "cabeça leve", flutuação, desequilíbrio, impressão de estar caindo e de cabeça rodando. Em torno de 20 a 30% da população já sofreu com alguns desses incômodos característicos da tontura; sendo a terceira queixa mais frequente nos consultórios médicos, atrás apenas da dor e da fadiga.

O que é Vertigem?
Grande parte das pessoas acredita que tontura e vertigem são sinônimos, mas na verdade a vertigem é um tipo de tontura, caracterizada pela sensação de rotação do espaço. Portanto toda vertigem é uma tontura, mas nem toda tontura é uma vertigem. A vertigem é o tipo mais comum de tontura (5 a 7%), sendo o principal sintoma das labirintopatias..

Tontura x Vertigem
A tontura pode ser consequência de problemas neurológicos, visuais e cervicais, de doenças como o Diabetes ou efeito colateral causado por ingestão de medicamentos, álcool em excesso, nicotina ou cafeina, entre outros motivos. Sua principal causa, porém, são as labirintopatias, dolenças caracterizadas pela perturbação do labirinto (orelha interna) - órgão que, junto com outros receptores sensoriais, como pele, olhos e músculos,, processa informações da posição doo corpo humano no espaço que ocupa, mantendo o nosso equilíbrio corporal.
Para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento eficiente, é preciso reconhecer o tipo de tontura do paciente e, assim, investigar suas causas. A tontura pode ser:

- Não rotatória: provoca a sensação de desmaio, a queda súbita de pressão e o escurecimento da visão. Uma de suas causas é o movimento de levantar rápido, chamado de hipotensão postural.

- Rotatória: chamada de vertigem, é causada por um distúrbio do labirinto (orelha interna) ou de suas conexões centrais.


Equipe Dr. Ernani Abreu / CRM 10533
Ortopedista e Traumatologista
Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral
Presidente do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...